terça-feira, 24 de maio de 2011

Brincadeiras Antigas

Antigamente não existia a diversidade de brinquedos que há nos dias de hoje. Se as crianças quisessem se divertir, era preciso usar a criatividade.
As brincadeiras antigas mais famosas entre as crianças eram "Amarelinha", "Passa Anel", "Roda Peão", pipa...
Tudo isso fazia parte do cotidiano delas e assim elas se divertiam por horas todos os dias.


 Mas hoje as crianças  não devem nem saber o que são essas brincadeiras. A tecnologia transformou o mundo deles e trouxe a tona brinquedos que não exigem criatividade, muito menos esforço.
Então aqui vão algumas brincadeiras antigas para resgatar a diversão que tínhamos e mostrar para as nossas crianças que é possível se divertir criando e para que os pais possam brincar com elas e ser criança de novo por algumas horas...!!!

* Cinco Marias: é preciso achar 5 pedrinhas do mesmo tamanho. jogue todas as pedrinhas no chão e tire um delas. Depois, com a mesma mão jogue-a para o alto e pegue uma das que ficaram no chão. Faça isso até ter pegado todas. Na segunda rodada, ao invés de pegar uma pedrinha, peque duas e assim por diante até que na útima, pegue todas de uma vez só.

- Roda: forme uma roda e cante cantigas antigas como "Atirei o Pau no Gato", "Ciranda-cirandinha", "A Canoa Virou", "Samba Lelê", etc

Batata-quente: As pessoas forma um círculo e alguém fica de fora. Passe uma bola bem rápido de mão em mão e quem estiver de fora canta "Batata quente, quente, quente...queimou!", em que a bola "queimou" está fora da brincadeira.

- Amarelinha: desenhe quadradinhos alternados de um e depois dois alinhados os numere de 1 a 10. Em uma ponta faça um arco e escreva "Céu" e na outra ponta "Inferno". Comece jogando uma pedrinha no número um e quando pular, não poderá pisar no quadrado que está a pedrinha. Depois no número dois e, assim, até chegar no 10.

- Escravos de Jó: duas pessoas cantam a música "Escravos de Jó jogavam caxangá, tira, põe, deixa ficar. Guerreiros com guerreiros fazem zigue-zigue-zá...". Cada um, com uma pedrinha, vai seguindo o que diz a música.


Nenhum comentário:

Postar um comentário